O vinho é apreciado por pessoas de todo o mundo pelo seu sabor e aroma únicos. Recentemente, os cientistas têm investigado a relação entre o vinho e a felicidade e descobriram que as pessoas que bebem vinho geralmente são mais felizes do que aquelas que não o bebem.
Com a sua rica tradição cultural e histórica, o vinho tem desempenhado um papel significativo na promoção da felicidade e na criação de momentos memoráveis ao longo dos séculos. Além de ser apreciado pelo seu aroma e sabor únicos, o vinho tem o poder de nos aproximar de amigos e familiares, proporcionando um ambiente propício para a celebração, socialização e conexão humana.
Neste Dia Internacional da Felicidade (20 de Março), vamos aproveitar a oportunidade para conhecer as últimas revelações da relação entre consumo de vinho e saúde.
Já pensaste que ao beber vinho podes realmente estar a trazer benefícios para a tua saúde?
Há muitas opiniões conflituantes sobre isso, mas a moderação parece ser a chave para desbloquear os benefícios surpreendentes do vinho.
O vinho pode fazer-me feliz?
Se te sentes melhor quando tomas um copo de vinho, acontece que há uma reação química ocorrendo no teu cérebro. Pois o álcool estimula a libertação de vários neurotransmissores, incluindo serotonina e dopamina.
Essas substâncias químicas naturais do cérebro produzem sensações agradáveis como euforia, recompensa e bem-estar. A boa notícia é que, mesmo bebendo moderadamente, sentirás sempre a libertação química de cada vez que beberes um copo.
No entanto, se beberes demais (ou estiveres sob medicamentos especiais), pode esgotar os teus níveis de dopamina e serotonina, o que pode levar à depressão. Então, mais uma vez, o importante é praticar a moderação.
Quanto podes beber?
A boa notícia é que podes beber regularmente, contudo sempre sem exageros. Se tens por hábito beber diariamente à refeição, procura apenas pelo menos, um dia por semana não o fazeres. E bebe sempre água, muita água.
Refiro também que para a felicidade do teu estado de espírito, não importa muito se preferes e bebes vinhos tinto, branco ou rosé. Embora para a saúde do corpo, o tinto seja o recomendado.
O que é consumo moderado?
Mulheres: 1 unidade por dia
Homens: 2 unidades por dia
Considera como unidade, um copo com 100ml de vinho.
Como saber se bebes moderadamente?
Não respondas já! Antes presta atenção e regista os teus hábitos de consumo durante 20 dias. O que bebeste, a quantidade e qual foi a ocasião.
Se o resultado excede a informação em cima, podes criar hábitos que não sejam a abstenção imediata. Por exemplo, uma das maneiras mais fáceis de reduzir o consumo é em casa passares a servir-te de meio copo (cerca de 50-60 ml), ou no restaurante, onde ainda muitas vezes enchem o copo até cima, pedires para que não o façam.
As provas de vinho estimulam o cérebro mais do que uma equação matemática!
Segundo a ciência, os principais neurotransmissores que afetam a nossa felicidade são a dopamina, a serotonina, as endorfinas e a oxitocina. Sabias que podias desencadear intencionalmente estes neurotransmissores? O vinho pode realmente desempenhar um papel na nossa felicidade também.
Criei uma lista de várias actividades relacionadas com o vinho que podem aumentar as hormonas da felicidade.
A serotonina afeta o humor, memória, sono, temperatura corporal e apetite.
Desfruta do vinho durante um piquenique ao sol
Desperta os sentidos praticando a prova de vinhos
Organiza um pequeno grupo e visita uma adega
Existe uma correlação entre os níveis elevados de serotonina no cérebro e o maior consumo de vinho. É bem conhecido que a serotonina, um neurotransmissor, promove a felicidade e o bem-estar. Isto leva também a que as pessoas se tornem mais sociáveis, afáveis e abertas à conversa.
A dopamina está relacionada com o prazer e a alegria e ajuda a agir em direção a objetivos, desejos e necessidades.
Aumenta a tua motivação combinando o teu vinho favorito com o teu prato de eleição ao jantar depois de um dia de trabalho
Compromete-te com uma meta, pessoal ou profissional, a 10 dias e compra uma garrafa de vinho que só irás abrir quando a atingires.
A oxitocina é uma hormona libertada pelas mães durante o parto e a amamentação, e por mulheres e homens durante o orgasmo. Ajuda a construir relações fortes e saudáveis. Quando recebemos um presente ou damos um abraço a alguém, os nossos níveis de oxitocina podem aumentar.
Bebe um copo de vinho enquanto fazes festas ao teu animal de estimação.
Aceita o convite para aquele encontro romântico e reserva uma mesa num bar de vinhos.
As endorfinas são libertadas em resposta à dor e ao stress e ajudam a aliviar a ansiedade e a depressão. Semelhantes à morfina, atuam como sedativos e analgésicos, diminuindo a nossa perceção da dor.
Relaxa após um dia desafiante bebendo um copo de vinho
Organiza uma prova de vinho na tua casa com amigos
Bebe vinho enquanto assistes a um filme de comédia
O vinho oferece muitos benefícios para a saúde, incluindo melhor saúde do coração, menor risco de cancro e logo, maior expectativa de vida.
O vinho tinto é rico em antioxidantes. Estes ajudam a combater o cancro e outras doenças. O resveratrol, um polifenol encontrado no vinho tinto, ajuda a manter a saúde dos vasos sanguíneos, reduzindo assim o risco de doenças cardíacas. Também ajuda a diminuir o colesterol e a evitar a formação de coágulos sanguíneos nas artérias.
Os mesmos antioxidantes podem ajudar a aliviar a depressão. Eles protegem as células contra danos, o que também pode ajudar na função cognitiva.
Para garantir que desfrutas do vinho de forma responsável e segura, aqui estão outras recomendações importantes:
Procura beber a dose recomendada para tirares todos os benefícios do consumo de vinho: dois copos se és mulher; ou três copos se és homem. Nunca mais que quatro copos por dia.
Bebe água: durante a refeição mantém-te hidratado. Uma regra fácil de memorizar é por cada copo de vinho, bebe outro de água. Irá reduzir os efeitos do álcool no teu corpo e cabeça no dia seguinte.
Atenção se vais conduzir! Relembra a importância de evitar conduzir após consumir bebidas alcoólicas.
Ao seguires estas recomendações, poderás desfrutar mais e melhor do vinho e de tudo o que ele tem para te dar. Vamos celebrar o Dia Internacional da Felicidade com moderação e cuidado, aproveitando os momentos de alegria e conexão que o vinho nos proporciona!
Espero que esta breve exploração sobre o vinho e saúde tenha sido interessante, embora com alguma fonte científica, quer-se sobretudo divertida e inspiracional.
Com aumento de nível de felicidade comprovado, são os cursos de vinhos que realizo no The Wine Flat Lisbon e também indo ao domicílio. Aventura-te pelos vinhos Portugueses, desde a técnica de prova e harmonização até recomendações de selecção e armazenamento. Envia-me agora um email para somm@teresagomes.com dizendo quantas pessoas são.